domingo, 28 de junho de 2009

Como Zaqueu, eu quero DESCER!

Publico hoje um texto de um amigo muito querido e de grande sabedoria…

Publicado por Emerson Fregona
Esta semana andando pelo centro da cidade, ouví uma peruinha tocando o HIT do momento:”FAZ UM MILAGRE EM MIM“. Mas para minha surpresa (não tão surpreso assim), era o anúncio de uma banda SECULAR (OU MUNDANA….como quiser..) que irá fazer um SHOW na cidade.
Com base nisso, resolvi fazer uma análise da referida música, adquirindo assim, novos “amigos”.Preparado??? Então.. vamos lá!
Primeira pergunta para reflexão: Zaqueu, quando subiu na figueira, era seguidor de Jesus ou um verdadeiro adorador? Não!!!Ele era um chefe dos publicanos, desobediente a Deus e corrupto (Lc 19.1-10). Nesse caso, como um crente em Jesus Cristo, liberto do poder do pecado, pode ainda desejar ser como Zaqueu?
Segunda pergunta para reflexão: Por que Zaqueu subiu naquela árvore? Ele estava sedento por salvação, não é?? Ele queria, naquele momento, ter comunhão com Jesus, certo? ERRADO!!!A Palavra de Deus afirma: “E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu; e era este chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura” (Lc 19.1-3). Ele não subiu na figueira porque estava desejoso de ter comunhão com Jesus, mas porque estava curioso para vê-lo.
Mas a música prossegue: “Só pra te ver, olhar para ti e chamar sua atenção para mim”. Outra pergunta para reflexão: Será que precisamos subir o mais alto que pudermos para chamar a atenção do Senhor? Zaqueu, segundo a Bíblia, subiu na figueira por curiosidade. Mas Jesus, olhando para cima, lhe disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa” (Lc 19.5). Observe que não foi Zaqueu quem chamou a atenção de Jesus. Foi o Senhor quem olhou para cima e viu aquele pecador perdido e atentou para ele (cf. Mt 9.36).
A atitude de Zaqueu que nos serve de exemplo não foi o subir, e sim o descer, para atender o chamamento de Jesus: “E, apressando-se, desceu, e recebeu-o gostoso” (Lc 19.6). Por conseguinte, pergunto: O adorador, salvo, transformado, precisa subir para chamar a atenção de Jesus? Não!!! Na verdade, o Senhor está com o contrito e abatido de espírito (Is 57.15). Espiritualmente falando, Ele atenta para quem desce, e não para quem sobe (Sl 138.6; Lc 3.30).
Vou parar por aqui…senão, vira um livro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Felipe,
Fiquei surpreso ao ver minha matéria aqui..rsrssr :)

Esteja preparado para os Fãs que relutarão em enxergar a verdade.

Infelizmente, muitos defendem e protegem artistas, mas não conseguem defender o evagelho nem a Cristo.

Na paz,

Anônimo disse...

Olá Felipe,

Já conheço o blog do Emerson.
Confesso que gosto muito dos textos dele.
Essa do Zaqueu me chamou muito a atencao.
Vlw

Ricardo,