quinta-feira, 25 de junho de 2009

Meu nome é Enéias…

Atos 9.33

Achou ali certo homem, chamado Enéias, que havia oito anos jazia numa cama, porque era paralítico.

Frase do deputado federal Enéias Carneiro: Genérico. Nem toda cópia é pirata. Meu nome é Enéias.

Este Enéias era médico cardiologista e faleceu em 06/05/07.

O apóstolo Pedro recebeu uma ordem do Senhor Jesus juntamente com os demais apóstolos para que pregasse o evangelho a toda criatura.

E Pedro levou muito a sério aquela ordem de Jesus, e trabalhou muito, e foi muito usado por Deus para que o evangelho chegasse a toda a criatura do seu tempo.

E a gente vê isso aqui no v.32-“E aconteceu que andando Pedro por toda a parte, veio também aos santos que habitava em Lida(todos os salvos o evangelho chama de santos)

E Pedro chegou neste lugar chamado Lida, porque ele estava andando por toda a parte e Lida fica a 50 Km de Jerusalém. E nessa andança de Pedro por toda a parte ele encontrou um homem de nome Enéias, que estava numa cama a oito anos e era paralítico.

A Bíblia na Linguagem de Hoje diz que Pedro foi visitar o povo de Deus em Lida, Isto é, ele não foi visitar a cidade, mas o povo de Deus que vivia na cidade.

O texto quer mostrar que Enéias fazia parte deste povo, mas mesmo sendo crente, ele estava vivendo uma verdadeira provação.

A primeira vista nós pensamos assim: este homem está na cama paralítico a oito anos. Mas na verdade, ele estava de cama a oito anos e já era paralítico.

E tudo que era de ruim aconteceu com ele, porque ele já era paralítico e agora nos últimos oito anos da sua vida, ele está passando na cama. Doente, e diz o texto que ele era paralítico.

Não é que ele ficou paralítico, ele era paralítico. E o nome dele era Enéias. Você sabe o que significa o nome Enéias? Enéias significa “LOUVOR”.

Então o Enéias não tinha motivos para louvar a Deus. Você sabe que quando uma pessoa fica de cama por muito tempo, começa a sair feridas nas costas, nos calcanhares. A pessoa fica cheia de feridas, porque o sangue para de circular, vai empossando e então cria aquela ferida.

E mesmo que ele quisesse levantar um pouquinho, dar uma volta mesmo dentro do quarto ele não podia, pois era paralítico.

Então a situação de Enéias era muito grave. Creio que o seu quarto cheirava mal.e o próprio Enéias sabendo que o nome dele significa louvor, que ânimo que ele tinha para louvar a Deus?

E a bíblia manda a gente dar graças a Deus em tudo, manda a gente louvar a Deus o tempo todo. Como Enéias poderia louvar a Deus naquela situação?

E ele sabia que estava caminhando para a morte. Estava a oito anos enfermo, cada vez mais doente, cada vez mais cheio de feridas.

E cada vez mais a escuridão vai tomando conta de Enéias. O tempo todo naquele quarto, naquela cama que cheirava mal, naquela cama que ele não tinha condição de arrumar, não sabemos se Enéias tinha família, de pessoas que cuidava dele a bíblia não fala.

Mas pelo que Pedro vai dizer a ele, percebe-se que aquele ambiente estava muito sujo. E Enéias estava numa escuridão total. Enéias estava só esperando a morte chegar.

Há muitas pessoas vivendo na mesma situação que Enéias: “com uma vida parada”, sem sentido, olhando para o vazio. Há oito anos Enéias permanecia no mesmo lugar. É o caso de muitos...

O que o diabo quer fazer com uma pessoa? Tirar o ânimo, colocando doenças, matar o louvor (Enéias).

E Enéias deve ter pensado: Deus se esqueceu de mim. Eu estou morrendo aos poucos, ninguém se importa comigo. O que foi que eu fiz para viver uma vida tão miserável assim? Creio que tudo isso passava na cabeça do Enéias.

Imagina o que passou na cabeça de Enéias durante aqueles oito anos: Foram muitas crises, muitas orações, orações estas que para ele não estava surtindo efeito.

Parecia que ele tinha sido esquecido por Deus e por isso precisava de consolo. Pedro acabou sendo instrumento do Espírito Santo para levar consolo ao irmão Enéias.

Enéias, Jesus Cristo te cura, levanta-te e arruma o seu leito. Ele imediatamente se levantou (v.34). Com a chegada de Pedro, Enéias descobriu que Deus não tinha se esquecido dele. Descobriu que Deus tem o seu tempo certo para agir.

Como diz em 2ª-Co 6.2-“Eu ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação. Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação”.

Demorou oito anos, porque Deus tinha um propósito: O propósito de salvação, pois a cura de Enéias resultou na conversão de muitos habitantes daquela cidade.

V.13-Viram todos os habitantes...os quais se converteram ao Senhor”. Porque quando Deus quer, nada impede o seu agir. Agindo Deus quem impedirá(Is.43.13).

Enéias não tinha mais esperança. O diabo estava matando o louvor na vida de Enéias. Enéias perdeu o entusiasmo pela vida. O diabo quer matar o louvor na sua vida, ele quer roubar a sua paz, ele quer destruir a sua vida.

Deus manda Pedro até a casa de Enéias, para devolver o entusiasmo pela vida, a paz, a vida saudável. Enéias agora tinha motivos para louvar a Deus. Ele agora podia dizer: meu nome é: Enéias (louvor).

Pedro diz: Enéias Jesus Cristo te cura, te dá saúde

Enéias agora podia cantar o Sl.126-A minha boca se encheu de riso e os meus lábios de louvor. Meu nome é Enéias.

ILUSTRAÇÃO: MULHER QUE RECEBEU A CURA NO ÚLTIMO DIA DA CAMPANHA.

Imagina agora, a alegria de Enéias de poder tomar o seu próprio banho, de olhar para o próprio corpo, e ver as pernas saudáveis, e procurar e não ver mais nenhuma ferida no corpo. Agora Enéias tinha motivos para louvar a Deus. Agora ele podia dizer para todo o mundo: meu nome é: Enéias (louvor).

Quantas pessoas tem suas pernas boas, pode caminhar, mas não vem à igreja, não quer saber de Deus, estão sofrendo de paralisia espiritual, que é mais grave ainda.

Podemos concluir dizendo que o servo abençoado é aquele que passa por lutas, por dificuldades, por provações, por lágrimas, por fracassos, por doenças, por lutos, e que mesmo assim nunca desanima, porque sabe que Jesus prometeu está conosco sempre.

Que no tempo oportuno, no tempo de Deus seremos abençoados não por causa das circunstancias, pois são as circunstancias que faz Deus agir. Enquanto Deus age, o Espírito Santo nos consola em nossas fraquezas nos trazendo o consolo e o conforto necessário para continuar a caminhada de fé.

Pastor Missionário Elias José Pontes

Nenhum comentário: