sábado, 6 de junho de 2009

Ovelhas Ungidas

Tive um momento da minha vida onde passei por desapontamentos que me trouxeram feridas que achava que nunca cicatrizariam , foi quando li um livro que me fez refletir sobre a situação que estava passando. O livro "Aliviando Bagagens" nos mostra que esses desapontamentos nos causam frustrações, enganos... onde nos leva a nos isolar de todo o mundo diante desse mal que nos fere.
O autor Max Lucado nos compara as ovelhas do antigo Israel, onde seus pastores as ungiam com óleo para protegê-las dos insetos, conflitos e a cura de machucados que isso as causava.
No Salmos 23.5: "Unges a minha cabeça com óleo", questionamos como um versículo sobre o óleo tem a ver com os ferimentos que vêm dos desapontamentos da vida. Assim, como o pastor cuidava de suas ovelhas as prevenindo de ataques dos insetos, estando sempre atento aos ferimentos , escoriações no seu rebanho para que a ferida de hoje não se torne a infecção de amanhã, DEUS também cuida de nós. Nossa situação é semelhante, temos machucados, e estes ferimentos vieram de algum desapontamento.
Por isso, assim como as ovelhas, precisamos ser tratados. "Foi ELE, e não nós, que nos fez povo SEU e ovelha do SEU pasto." (Sl 100.3)
As ovelhas têm de enfrentar ferimentos, espinhos e nós, enfrentamos envelhecimento, perdas, doenças, traições, injustiças..., então nós como as ovelhas ficamos machucados. Elas (ovelhas) não são as únicas que carecem de cuidados, nem de um toque curador. JESUS é o Bom Pastor! (Leia Jo 10.11). JESUS não apenas preveniu machucados, como os curou. ELE zela por cada um de nós.Devemos ir até a ELE, Davi não confiaria suas feridas a outra pessoa, senão a DEUS. Ele disse: "[TU] unges a minha cabeça com óleo", não os "profetas, conselheiros ou professores". Outros podem guiar-nos a DEUS, mas apenas DEUS pode curar-nos. Muitas vezes, não queremos importunar DEUS com nossos machucados, mas devemos deixá-LO decidir isto, antes de ir a qualquer um com seus desapontamentos, vá a DEUS! ELE preocupa-se com cada necessidade que temos. Devemos também assumir nossa postura, curvando-nos perante DEUS. Qdo a ovelha é ungida, ela fica quieta, abaixa a cabeça e deixa o pastor fazer o seu trabalho. "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de DEUS, para que, a seu tempo, vos exalte." (I Pe 5.6)
Qdo chegamos a DEUS, fazemos pedidos, chegamos com elevadas esperanças e um coração humilde. Exprimimos o que queremos, mas oramos pelo que é certo.
Outro fator importante é a confiança, temos como exemplo o apóstolo Paulo, que sua meta era ser missionário da Espanha e DEUS o mandou para uma prisão em Roma. Todos nós já estivemos nessa posição (seja na família, trabalho, saúde, finanças, igreja), devemos aceitá-la porque sabemos que DEUS fará justiça aos seus escolhidos que O clamam de dia e de noite, e não demorará em atendê-los. (Lc 18.7)
Então, vamos até a ELE, curvamo-nos diante dELE e confiamos nELE. As ovelhas não entendem porque o óleo repele os insetos e cura as feridas. Tudo o que elas sabem é que alguma coisa acontece na presença do pastor. E isso é tudo que devemos saber!

Deyse Prado

Nenhum comentário: