segunda-feira, 13 de abril de 2009

A vida pelos Outros e pelas Obras de Deus

Mateus 25:31-46 e Tiago 2:14-17 (as passagens bíblicas estão transcritas ao final do texto, caso não tenha um bíblia a mão –dica www.bibliaonline.com.br)

Esse é o primeiro texto meu que publico. Tenho publicado textos de pessoas de Deus em minha vida. Tenho certeza que, podermos compartilhar da experiência, da sabedoria, do testemunho de várias pessoas engrandece a nossa fé e nos traz entendimento. Eu - como ainda não tenho muita sabedoria e nem muito conhecimento da palavra, por ser novo convertido - gosto de trazer reflexões de mais de um texto bíblico, para que tenha certeza de que a interpretação não se baseia em versos soltos que possam trazer dúbia interpretação. Vamos ao texto de hoje.

No texto de Mateus (um dos doze discípulos de Jesus) e no texto de Tiago (meio irmão de Jesus) a mensagem de que devemos ter uma vida em função do bem dos outros é clara.
Em Mateus 25 a partir do versículo 31, ele relata como será feito o julgamento das nações quando Cristo voltar em glória. O texto deixa muito claro que Ele julgará a todas as nações (inclusive eu e você, meu irmão/minha irmã) e as separará como um pastor separa as ovelhas dos bodes.
As nações que Ele apascentar a sua direita serão salvas e as que estiverem a sua esquerda irão para o castigo eterno (onde haverá choro e ranger de dentes, como descrito em Lucas 13:28).
Tiago (nome do meu avô, o maior homem de Deus que eu já conheci pessoalmente), deixa claro que de muito pouco nos vale ser freqüentes na igreja, termos certeza de que Ele é o caminho a verdade e a vida, crermos na existência de Deus (Tiago 2:21 Você crê que existe um só Deus? Muito Bem! Até mesmo os demônios crêem – e tremem! ) e não trabalharmos para Ele. Trabalhar para Deus requer renuncia, requer nos despojarmos do que é nosso...(nosso tempo, nosso lazer, nosso dinheiro...), mas te garanto, vale a pena. Como vale!!! Nenhum trabalho para as obras de Deus é em vão! Creia nisso!!! Lembra de: “eu e minha casa serviremos ao senhor”?(livro de Josué). Então! Você tem que servir a Deus com tudo que tiver.... Toda a sua casa e todo o seu “EU”.
O livro de Neemias, em seu primeiro capítulo, narra que ele ao se defrontar com um problema (o sofrimento e a humilhação do povo judeu e a queda do muro de Jerusalém) orou, jejuou e foi fazer a obra a que Deus lhe escolhera. Ele buscou o entendimento de Deus e foi por a mão na massa, como dizemos. O Pr. Pedro Nóia, diz muito sabiamente em uma de suas pregações que Deus quer uma igreja que executa as suas orações. Orar é bom, é a nossa busca por intimidade com Deus. Não a outra forma de nos achegarmos a Ele que não seja a oração, em meu entendimento. É a oração que move esse mundo. Além de orarmos, temos que nos amar mutuamente, nos ajudarmos mutuamente e buscar o bem comum. Do que adianta orarmos por uma pessoa que passa fome se temos condições de dar-lhe de comer e não o fazemos? Do que adianta orarmos pelos que passam frio, se temos como aquentá-los e não o fazemos? Onde está o nosso amor para com o próximo nessas situações? Somos o corpo de Cristo na terra e temos que agir como tal.
Acho que tão importante quanto orarmos, jejuarmos, buscarmos a Deus, é trabalhar em Seu favor e a favor de seus filhos e filhas. Muitos são as pobres que precisam de abrigo, de alimento e de vestes. Muitas são as crianças que precisam de alimento, de carinho. Muitos são os dependentes químicos que clamam por uma segunda chance. Muitos são os idosos que choram por respeito e por amor... Escolha a quem ajudar e AJUDE! Dispa-se do seu preconceito, da sua vaidade e vá ajudar a quem clama por socorro. Vá a um asilo, a uma creche, a uma casa de recuperação de dependentes químicos, a onde se sentir útil e ajude. Se tiver oportunidade evangelize... Conte as bênçãos que Deus tem derramado sobre a sua vida. O seu testemunho tem um poder maior do que você imagina.
Vivemos numa sociedade em que pouco tempo temos para cuidarmos das pessoas que Deus nos confiou o cuidado (família, parentes, irmãos da igreja, amigos, colegas de trabalho, mendigos que cruzamos na rua..). Preocupamos-nos muito em viver numa sociedade em que o ter é mais importante que o ser. Dia desses, li uma crônica que me despertou para uma realidade que muito me entristeceu. Ela demonstrava como vivemos a era das coisas descartáveis! Copos descartáveis, pratos descartáveis... e o pior, vida e relacionamentos descartáveis.
Assim como tenho certeza que ao ler esse texto você fez uma reflexão do que você tem feito de bom ao seu próximo, eu enquanto escrevo também a fiz. E enchi de tristeza o meu coração porque percebo que tenho feito pouco pra Deus.
Mas a misericórdia de Deus repousa sobre nós, novas são a cada dia, como está escrito em Lamentações de Jeremias (3:21-23). Peça perdão a Deus pela sua omissão e comece novamente. A bíblia relata diversos casos de pessoas que Deus demonstrou a sua paciência, a sua compreensão e a sua benignidade. Seja vaso nas mãos do senhor. Vaso de honra. Mas um vaso da forma que Ele quer e não da forma que você acha que seja a melhor! Confie em Deus, se ponha Sua disposição e o mais Ele fará!
Mas tenha cuidado para não praticar as suas obras de justiças diante dos outros para serem vistos por Eles. Se fizerem isso não terão nenhuma recompensa do pai celestial (Mateus 6:1-4). Dêem com o coração cheio de amor, façam com o coração cheio de satisfação. Não se preocupem em mostrar as suas obras ao seu irmão, aquEle que vê no secreto, que sonda o seu coração o recompensará!
Mãos a obra meu irmão/minha irmã! Vamos fazer uma sociedade que faz diferença. A palavra nos ensina que o Mundo Jaz em trevas, mas a luz do todo poderoso brilha em nós! Conto contigo, porque grande é a seara e poucos são os ceifeiros.
Fiquem em Deus!
Mateus 25
31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Tiago 2
14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Nenhum comentário: