quarta-feira, 29 de abril de 2009

DIGA SIM PARA MUDAR

II Crônicas Capítulo : 33.1-13

Diariamente, encontro pessoas que me dizem que não acreditam que a vida humana pode mudar, afirmando que para alguns erros há concerto; para certos pecados há perdão. Mas há erros, pecados, que estão fora da possibilidade de serem remediados. Para eles não há mais esperança; não tem jeito.
Alguns dias atrás, alguém me disse: pastor, não perca seu tempo acreditando em pessoas que traçaram um caminho de mão única, para o qual não há retorno?
Eu respondi: “há pessoas, de fato que estão num caminho de morte, dor, desilusão e amargura, achando que não há uma saída. Mas também há aqueles que estão pedindo a Deus um retorno, um caminho de volta”.
Existem muitas pessoas hoje vivendo com a síndrome da Gabriela: “eu nasci assim, eu cresci assim, vou morrer assim, Gabriela, sempre Gabriela”.
Essa canção reflete o modo de pensar de quem julga que seu destino é irremediável; seu caminho sem volta; as falhas de caráter e de conduta, inalteráveis. Enfim, de quem não acredita que sua vida não pode ser modificada pela atuação do Espírito Santo.
Se Manasses cresse nessa filosofia estaria perdido. Aos 12 anos quando começou a reinar, ele se corrompeu, fazendo o que era mal aos olhos do Senhor. ( Vv 1, 2).
Manasses, na área espiritual, praticou todo tipo de abominação, envolvendo-se com astrologia, bruxaria, invocando espíritos e desejando o mal para os outros (V.6 ).
Somando a tudo isso, não só se tornou um agoureiro, como chegou ao extremo de sacrificar os próprios filhos em oferta a deuses pagãos(V.6).

Além disso era idólatra, tendo introduzido imagem de ídolos na casa de Deus, prestando-lhe culto e profanando o templo (V.7 )
Acrescente-se ainda que Manasses levou o povo de Judá a errar, pois provocou o derramamento de muito sangue (V.9,11 ).
Foi mais de meio século de maldade, dureza de coração, paganismo, idolatria, dominação maligna. Manasses não se corrompeu sozinho, como levou a corromper toda a sua geração, em função de uma liderança perversa e maligna.
O que aprendemos com essa mensagem é que, se Deus perdoou manasses, pode perdoar qualquer um. Depois de ter praticado pecados de toda natureza, ele buscou o Senhor pedindo–lhe perdão e Senhor lhe concede esse perdão! Como pode Deus perdoar um homem como ele?
A palavra de Deus que Manasses é preso, levado para a Babilônia, com ganchos e cadeias e colocado numa masmorra escura e fria. Transcorreram dias e meses.
Sua consciência começa a apresentar os primeiros sinais de arrependimento. Por obra do Espírito Santo, seu coração e mente são tocados, provocando um sentimento de culpa nunca antes experimentado.
Seus sonhos começam a ser invadidos pela graça divina, que lhe penetra os porões escuros da alma. Até que um dia ele acorda, ajoelha-se e ora ao Senhor dizendo:
“Ó Deus eu reinei durante 55 anos, tendo começado com 12 anos de idade. Hoje, aos 67, concluo que a minha vida de nada valeu. Matei meus filhos, consultei entidades espirituais malignas, curvei-me diante de ídolos, tornei-me um homem perverso, derramei sangue inocente, contudo Senhor, perdoe-me!
Manasses orou assim por vários dias, humilhando-se, reconhecendo seus pecados e pedindo misericórdia ao Senhor (V.12 ).
A palavra de Deus nos diz, em resposta à atitude de Manasses: (V.13)
São tais atos da graça da misericórdia e da bondade de Deus que deixa o diabo revoltado, que sabe perfeitamente que não há nada mais forte neste mundo que o amor de Deus. Será que perdoaríamos Manasses? A Maioria não conseguiria perdoá-lo. Mas Deus se torna favorável a ele.
A expressão utilizada é:”se tornou favorável”, ou seja : fez favor, deu-lhe sua graça; isto é ofereceu-lhe favor imerecido. E por que Deus agiu assim? Porque Deus sempre atende um coração quebrantado e contrito(Sl 51.17).
O que é interessante na personalidade de Deus é que Ele se deixa seduzir pelo arrependimento humano, pela lágrima, pela consciência esmagada pelo pecado e desejoso de perdão e restauração.
Deus muda de lado, não sendo jamais nosso inimigo, mas o amigo e salvador. É Ele quem nos tira do buraco escura da depressão; é Ele quem, com sua presença meiga e suave, consola-nos nos momentos de agonia e sofrimento; é Ele quem nos abre horizontes, mostrando-nos novas perspectivas de vida.
Foi este mesmo Deus que possibilitou a Manasses uma nova vida, apesar de ter 67 anos de idade.
Há pessoas por se considerarem velhas, avançadas em idade, e por terem praticados atos terríveis ou ações precipitadas e impensadas que destruíram suas vidas e de outros em sua juventude e idade adulta, pensam que para elas não há perdão.
Se você está nesta situação, precisa de saber que existe um Deus, único e soberano, para quem não há limite de idade, nem atitudes que não possam ser perdoadas, pois sua graça é infinita.
O que o diabo quer é deixar-nos esmagados pelo sentimento de culpa, fazendo-nos acreditar que para nosso pecado não há perdão. Entretanto não devemos pensar assim, porque o Senhor diz:
Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas Eu os lavarei e vocês ficarão brancos como a neve( Is 1.18 B.L.H ).
Jesus morreu na cruz e ressuscitou para nos salvar, perdoando nossos pecados. Basta que os confessemos diante de Deus. ( 1ª-Jo 1.9 )
Deus continua o mesmo: misericordioso, gracioso, generoso, bondoso. O que Deus quer é mudar as expectativas ruins que temos de nós mesmos. Ele quer livrar-nos de todo sentimento de culpa que nos oprime, abrindo-nos desta maneia, para uma vida abundante diante do perdão e debaixo das suas bênçãos.
Deus quer dar-nos um novo caminho, uma nova direção, fazendo-nos crer que é possível recomeçar.
Certa vez alguém me perguntou: O senhor acredita que determinadas pessoas ainda tem jeito?
Sim, e por várias razões. Primeiro porque estou aqui, pois se elas não tivessem jeito, eu não estaria aqui, tendo em vista o rumo que a minha vida estava tomando.
Segundo porque tenho visto a vida de muitos seguindo um novo rumo.
Terceiro porque a bíblia diz que isto é possível. E eu creio na bíblia, porque sou cristão, e só sou cristão porque um dia minha vida teve jeito para Deus.
E por último: é pelo fato de as pessoas terem oportunidades de mudar que me encontro aqui, podendo olhar para cima, acreditar que dá para recomeçar, no nome do Senhor Jesus.
Essa mudança só ocorre quando nos rendemos ao amor de Deus, pelo sacrifício de Jesus na cruz, pedindo ao Espírito Santo que nos encha o coração da sua graça, sabendo que foi Ele quem nos perdoou, não porque tenhamos dado alguma coisa em troca, mas porque Ele nos amou primeiro.
Enfim só nos arrependemos porque o Espírito Santo atua em nosso coração, convencendo-nos do pecado, da justiça e do juízo.
Se o Espírito Santo não atuasse em nós, não teríamos tido ocasião de experimentar o arrependimento. Porque o arrependimento é obra de Deus.
O arrependimento é uma resposta da graça de Deus agindo no coração humano. Quando alguém se arrepende é que o Espírito Santo já estava atuando no coração dessa pessoa.
Se você julga que sua vida não tem mais jeito; se acredita que nem você consegue se perdoar; se é consumido pela culpa, ou conhece alguém muito querido que se encontra nesta situação, não desista.
Clame por socorro ao Deus de Manasses, pedindo-lhe perdão, restauração, mudança, novos horizontes; enfim uma nova maneira de viver.
E creia que Deus irá responder-lhe, gerando em você arrependimento pelos pecados, mas também uma vontade enorme de viver de maneira renovada, amando a Deus e sendo amado por Ele.
Diga, sim para mudar!

Pastor Missionário Elias José Pontes
Texto da pregação.
II Crônicas Capítulo : 33.1-13
1 Tinha Manassés doze anos quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém.
2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme as abominações dos povos que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
3 Pois tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derribado; e levantou altares aos baalins, e fez aserotes, e adorou a todo o exército do céu, e o serviu.
4 Também edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha dito: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente.
5 Edificou altares a todo o exército do céu, nos dois átrios da casa do Senhor.
6 Além disso queimou seus filhos como sacrifício no vale do filho de Hinom; e usou de augúrios e de encantamentos, e dava-se a artes mágicas, e instituiu adivinhos e feiticeiros; sim, fez muito mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
7 Também a imagem esculpida do ídolo que tinha feito, ele a colocou na casa de Deus, da qual Deus tinha dito a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa, e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei eu o meu nome para sempre;
8 e nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, toda a lei, os estatutos e as ordenanças dados por intermédio de Moisés.
9 Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que eles fizeram o mal ainda mais do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.
10 Falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos.
11 Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilônia.
12 E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais;
13 sim, orou a ele; e Deus se aplacou para com ele, e ouviu-lhe a súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus.

Nenhum comentário: