domingo, 29 de março de 2009

SER SEMENTE

Mt.13.31-32


INTRODUÇÃO: O texto fala do grão de mostarda, algo tão minúsculo. A questão está em guardar ou plantar a semente. Nossa vida, em sua fragilidade e pequenez, pode ser comparada ao grão de mostarda. Se nossa vida não se transformar, como a semente germinada na terra, não poderemos acolher outras pessoas. Essa transformação passa basicamente por três estágios:
SER SEMENTE
Jesus comparou o Reino de Deus ao grão de mostarda. A comparação pode ser aplicada a nossa vida. Devemos saber que:
► Sementes são plantadas e cuidadas: Uma semente guardada será apenas uma semente. Sua razão de existir é ser plantada em algum lugar. Somos sementes e nossa Igreja é como uma terra em que todos fomos plantados. Não podemos fazer desta terra um solo árido, impróprio para as sementes brotarem.
► Sementes morrem na terra: Elas desaparecem como sementes para darem lugar à árvore que está dentro delas.
► Sementes recebem água e sol: Uma vez plantada, a semente deve receber água e sol para crescer. Na Bíblia, água e luz são símbolos que Jesus utilizou para se referir á sua própria pessoa (Jo4. 7-14; 8.12). Como semente, nós precisamos da companhia constante de Jesus, água e luz para a nossa vida, a fim de que não venhamos a desfalecer na caminhada.
2. CRESCIMENTO: Como grão de mostarda, nós também crescemos para:
► Uma Nova forma de vida: A semente plantada adquire uma nova forma, abandonando seus contornos anteriores para assumir o porte de árvore.
► Buscar o alto: Se por transformação entendemos crescimento, ele se faz para cima, para o alto. A árvore estende seus ramos em direção a luz. Do mesmo modo, nosso crescimento deve estar voltado a Deus, nossa luz. A Igreja deve crescer naquilo que Deus é.

3. ESTENDER OS RAMOS: Assim como o pé de mostarda estende seus ramos, nós precisamos estender os nossos braços para:
► Acolher os pássaros: Quem são os pássaros hoje? São todas as pessoas feridas, injustiçadas, mal-compreendidas, vítimas de preconceito, da intolerância, da exclusão. É quem procura um lugar de descanso, um abrigo para fazer um ninho, um lugar para chamar de lar. Este lugar pode e deve ser a nossa comunidade.
► Gerar novas sementes e espalhar o Reino: A Igreja deve ser um lugar em que as sementes germinem. Para que isso aconteça, nós devemos nos tornar árvores cujos ramos se estendem e florescem para transformar o cenário à sua volta. O colorido e a vivacidade das flores são como a alegria e entusiasmo na vida de um cristão. Depois é necessário que nossas flores se convertam em frutos, que possibilitam a existência de novas sementes.
► NÃO ESQUEÇA:
► Jesus usou o grão de mostarda para mostrar aos seus seguidores que o Reino dos Céus é uma realidade, ainda que seu começo seja modesto e o grupo de seguidores seja frágil.
► Somos sementes a ser plantadas, que crescerão buscando o alto e que cujos ramos poderão acolher os pássaros (pessoas)
► Assim como o grão de mostarda já tem em si a árvore, nossa vida deve ser valorizada, pois antecipa o Reino dos céus no meio de nós.
Obrigado, Senhor, por fazeres de nós sementes do Teu Reino!


Pastor Missionário Elias José Pontes

Nenhum comentário: