quarta-feira, 29 de abril de 2009

DIGA SIM PARA MUDAR

II Crônicas Capítulo : 33.1-13

Diariamente, encontro pessoas que me dizem que não acreditam que a vida humana pode mudar, afirmando que para alguns erros há concerto; para certos pecados há perdão. Mas há erros, pecados, que estão fora da possibilidade de serem remediados. Para eles não há mais esperança; não tem jeito.
Alguns dias atrás, alguém me disse: pastor, não perca seu tempo acreditando em pessoas que traçaram um caminho de mão única, para o qual não há retorno?
Eu respondi: “há pessoas, de fato que estão num caminho de morte, dor, desilusão e amargura, achando que não há uma saída. Mas também há aqueles que estão pedindo a Deus um retorno, um caminho de volta”.
Existem muitas pessoas hoje vivendo com a síndrome da Gabriela: “eu nasci assim, eu cresci assim, vou morrer assim, Gabriela, sempre Gabriela”.
Essa canção reflete o modo de pensar de quem julga que seu destino é irremediável; seu caminho sem volta; as falhas de caráter e de conduta, inalteráveis. Enfim, de quem não acredita que sua vida não pode ser modificada pela atuação do Espírito Santo.
Se Manasses cresse nessa filosofia estaria perdido. Aos 12 anos quando começou a reinar, ele se corrompeu, fazendo o que era mal aos olhos do Senhor. ( Vv 1, 2).
Manasses, na área espiritual, praticou todo tipo de abominação, envolvendo-se com astrologia, bruxaria, invocando espíritos e desejando o mal para os outros (V.6 ).
Somando a tudo isso, não só se tornou um agoureiro, como chegou ao extremo de sacrificar os próprios filhos em oferta a deuses pagãos(V.6).

Além disso era idólatra, tendo introduzido imagem de ídolos na casa de Deus, prestando-lhe culto e profanando o templo (V.7 )
Acrescente-se ainda que Manasses levou o povo de Judá a errar, pois provocou o derramamento de muito sangue (V.9,11 ).
Foi mais de meio século de maldade, dureza de coração, paganismo, idolatria, dominação maligna. Manasses não se corrompeu sozinho, como levou a corromper toda a sua geração, em função de uma liderança perversa e maligna.
O que aprendemos com essa mensagem é que, se Deus perdoou manasses, pode perdoar qualquer um. Depois de ter praticado pecados de toda natureza, ele buscou o Senhor pedindo–lhe perdão e Senhor lhe concede esse perdão! Como pode Deus perdoar um homem como ele?
A palavra de Deus que Manasses é preso, levado para a Babilônia, com ganchos e cadeias e colocado numa masmorra escura e fria. Transcorreram dias e meses.
Sua consciência começa a apresentar os primeiros sinais de arrependimento. Por obra do Espírito Santo, seu coração e mente são tocados, provocando um sentimento de culpa nunca antes experimentado.
Seus sonhos começam a ser invadidos pela graça divina, que lhe penetra os porões escuros da alma. Até que um dia ele acorda, ajoelha-se e ora ao Senhor dizendo:
“Ó Deus eu reinei durante 55 anos, tendo começado com 12 anos de idade. Hoje, aos 67, concluo que a minha vida de nada valeu. Matei meus filhos, consultei entidades espirituais malignas, curvei-me diante de ídolos, tornei-me um homem perverso, derramei sangue inocente, contudo Senhor, perdoe-me!
Manasses orou assim por vários dias, humilhando-se, reconhecendo seus pecados e pedindo misericórdia ao Senhor (V.12 ).
A palavra de Deus nos diz, em resposta à atitude de Manasses: (V.13)
São tais atos da graça da misericórdia e da bondade de Deus que deixa o diabo revoltado, que sabe perfeitamente que não há nada mais forte neste mundo que o amor de Deus. Será que perdoaríamos Manasses? A Maioria não conseguiria perdoá-lo. Mas Deus se torna favorável a ele.
A expressão utilizada é:”se tornou favorável”, ou seja : fez favor, deu-lhe sua graça; isto é ofereceu-lhe favor imerecido. E por que Deus agiu assim? Porque Deus sempre atende um coração quebrantado e contrito(Sl 51.17).
O que é interessante na personalidade de Deus é que Ele se deixa seduzir pelo arrependimento humano, pela lágrima, pela consciência esmagada pelo pecado e desejoso de perdão e restauração.
Deus muda de lado, não sendo jamais nosso inimigo, mas o amigo e salvador. É Ele quem nos tira do buraco escura da depressão; é Ele quem, com sua presença meiga e suave, consola-nos nos momentos de agonia e sofrimento; é Ele quem nos abre horizontes, mostrando-nos novas perspectivas de vida.
Foi este mesmo Deus que possibilitou a Manasses uma nova vida, apesar de ter 67 anos de idade.
Há pessoas por se considerarem velhas, avançadas em idade, e por terem praticados atos terríveis ou ações precipitadas e impensadas que destruíram suas vidas e de outros em sua juventude e idade adulta, pensam que para elas não há perdão.
Se você está nesta situação, precisa de saber que existe um Deus, único e soberano, para quem não há limite de idade, nem atitudes que não possam ser perdoadas, pois sua graça é infinita.
O que o diabo quer é deixar-nos esmagados pelo sentimento de culpa, fazendo-nos acreditar que para nosso pecado não há perdão. Entretanto não devemos pensar assim, porque o Senhor diz:
Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas Eu os lavarei e vocês ficarão brancos como a neve( Is 1.18 B.L.H ).
Jesus morreu na cruz e ressuscitou para nos salvar, perdoando nossos pecados. Basta que os confessemos diante de Deus. ( 1ª-Jo 1.9 )
Deus continua o mesmo: misericordioso, gracioso, generoso, bondoso. O que Deus quer é mudar as expectativas ruins que temos de nós mesmos. Ele quer livrar-nos de todo sentimento de culpa que nos oprime, abrindo-nos desta maneia, para uma vida abundante diante do perdão e debaixo das suas bênçãos.
Deus quer dar-nos um novo caminho, uma nova direção, fazendo-nos crer que é possível recomeçar.
Certa vez alguém me perguntou: O senhor acredita que determinadas pessoas ainda tem jeito?
Sim, e por várias razões. Primeiro porque estou aqui, pois se elas não tivessem jeito, eu não estaria aqui, tendo em vista o rumo que a minha vida estava tomando.
Segundo porque tenho visto a vida de muitos seguindo um novo rumo.
Terceiro porque a bíblia diz que isto é possível. E eu creio na bíblia, porque sou cristão, e só sou cristão porque um dia minha vida teve jeito para Deus.
E por último: é pelo fato de as pessoas terem oportunidades de mudar que me encontro aqui, podendo olhar para cima, acreditar que dá para recomeçar, no nome do Senhor Jesus.
Essa mudança só ocorre quando nos rendemos ao amor de Deus, pelo sacrifício de Jesus na cruz, pedindo ao Espírito Santo que nos encha o coração da sua graça, sabendo que foi Ele quem nos perdoou, não porque tenhamos dado alguma coisa em troca, mas porque Ele nos amou primeiro.
Enfim só nos arrependemos porque o Espírito Santo atua em nosso coração, convencendo-nos do pecado, da justiça e do juízo.
Se o Espírito Santo não atuasse em nós, não teríamos tido ocasião de experimentar o arrependimento. Porque o arrependimento é obra de Deus.
O arrependimento é uma resposta da graça de Deus agindo no coração humano. Quando alguém se arrepende é que o Espírito Santo já estava atuando no coração dessa pessoa.
Se você julga que sua vida não tem mais jeito; se acredita que nem você consegue se perdoar; se é consumido pela culpa, ou conhece alguém muito querido que se encontra nesta situação, não desista.
Clame por socorro ao Deus de Manasses, pedindo-lhe perdão, restauração, mudança, novos horizontes; enfim uma nova maneira de viver.
E creia que Deus irá responder-lhe, gerando em você arrependimento pelos pecados, mas também uma vontade enorme de viver de maneira renovada, amando a Deus e sendo amado por Ele.
Diga, sim para mudar!

Pastor Missionário Elias José Pontes
Texto da pregação.
II Crônicas Capítulo : 33.1-13
1 Tinha Manassés doze anos quando começou a reinar, e reinou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém.
2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme as abominações dos povos que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
3 Pois tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derribado; e levantou altares aos baalins, e fez aserotes, e adorou a todo o exército do céu, e o serviu.
4 Também edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha dito: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente.
5 Edificou altares a todo o exército do céu, nos dois átrios da casa do Senhor.
6 Além disso queimou seus filhos como sacrifício no vale do filho de Hinom; e usou de augúrios e de encantamentos, e dava-se a artes mágicas, e instituiu adivinhos e feiticeiros; sim, fez muito mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
7 Também a imagem esculpida do ídolo que tinha feito, ele a colocou na casa de Deus, da qual Deus tinha dito a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa, e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei eu o meu nome para sempre;
8 e nunca mais removerei o pé de Israel da terra que destinei a vossos pais; contanto que tenham cuidado de fazer tudo o que eu lhes ordenei, toda a lei, os estatutos e as ordenanças dados por intermédio de Moisés.
9 Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que eles fizeram o mal ainda mais do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.
10 Falou o Senhor a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos.
11 Pelo que o Senhor trouxe sobre eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias de bronze, o levaram para Babilônia.
12 E estando ele angustiado, suplicou ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais;
13 sim, orou a ele; e Deus se aplacou para com ele, e ouviu-lhe a súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus.

domingo, 19 de abril de 2009

O amor fraternal

Publico hoje o texto da Natalie, uma pessoa muito importante em minha vida! Ela é minha amiga e mulher de Deus! Vamos ao Texto!


O amor fraternal

Jesus, conversando certa vez com seus discípulos no monte das Oliveiras, disse que no final dos tempos, próximo à sua vinda, haveria guerras, traição, se multiplicaria a iniqüidade e o amor se esfriaria. Quando olhamos à nossa volta e paramos um instante para reparar como os homens estão se tratando, podemos até afirmar que este tempo está muito próximo.

Em nossa sociedade individualista é até difícil nos imaginar vivendo como a comunidade cristã na época dos discípulos de Jesus, onde “ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum”, não havia entre eles necessitado, e tudo o que tinham vendiam e distribuíam (Atos 4:32-35).

Amar nosso irmão muitas vezes requer renúncia; requer abrir mão de nossos próprios interesses. No entanto, isso não é uma escolha, é um mandamento. “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão” (I Jo 4:7,8,21).

Paulo, em suas cartas, sempre incentivava o amor fraternal. Até aqueles que já o praticavam e estavam instruídos por Deus no tocante ao amor, ele os exortava a progredir cada vez mais. E essa exortação também é para nós, principalmente, e devemos nos lembrar dela diariamente, pois o amor está se esfriando, mas devemos mantê-lo aquecido em nossos corações, já que além de estarmos em obediência a Deus, amar nosso irmão e manter comunhão com ele também traz para nós muitos benefícios.
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se esquentarão, mas um só como se esquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não rebenta com facilidade” (Ec 4:9-12).


Natalie Carvalho Salvador

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A vida pelos Outros e pelas Obras de Deus

Mateus 25:31-46 e Tiago 2:14-17 (as passagens bíblicas estão transcritas ao final do texto, caso não tenha um bíblia a mão –dica www.bibliaonline.com.br)

Esse é o primeiro texto meu que publico. Tenho publicado textos de pessoas de Deus em minha vida. Tenho certeza que, podermos compartilhar da experiência, da sabedoria, do testemunho de várias pessoas engrandece a nossa fé e nos traz entendimento. Eu - como ainda não tenho muita sabedoria e nem muito conhecimento da palavra, por ser novo convertido - gosto de trazer reflexões de mais de um texto bíblico, para que tenha certeza de que a interpretação não se baseia em versos soltos que possam trazer dúbia interpretação. Vamos ao texto de hoje.

No texto de Mateus (um dos doze discípulos de Jesus) e no texto de Tiago (meio irmão de Jesus) a mensagem de que devemos ter uma vida em função do bem dos outros é clara.
Em Mateus 25 a partir do versículo 31, ele relata como será feito o julgamento das nações quando Cristo voltar em glória. O texto deixa muito claro que Ele julgará a todas as nações (inclusive eu e você, meu irmão/minha irmã) e as separará como um pastor separa as ovelhas dos bodes.
As nações que Ele apascentar a sua direita serão salvas e as que estiverem a sua esquerda irão para o castigo eterno (onde haverá choro e ranger de dentes, como descrito em Lucas 13:28).
Tiago (nome do meu avô, o maior homem de Deus que eu já conheci pessoalmente), deixa claro que de muito pouco nos vale ser freqüentes na igreja, termos certeza de que Ele é o caminho a verdade e a vida, crermos na existência de Deus (Tiago 2:21 Você crê que existe um só Deus? Muito Bem! Até mesmo os demônios crêem – e tremem! ) e não trabalharmos para Ele. Trabalhar para Deus requer renuncia, requer nos despojarmos do que é nosso...(nosso tempo, nosso lazer, nosso dinheiro...), mas te garanto, vale a pena. Como vale!!! Nenhum trabalho para as obras de Deus é em vão! Creia nisso!!! Lembra de: “eu e minha casa serviremos ao senhor”?(livro de Josué). Então! Você tem que servir a Deus com tudo que tiver.... Toda a sua casa e todo o seu “EU”.
O livro de Neemias, em seu primeiro capítulo, narra que ele ao se defrontar com um problema (o sofrimento e a humilhação do povo judeu e a queda do muro de Jerusalém) orou, jejuou e foi fazer a obra a que Deus lhe escolhera. Ele buscou o entendimento de Deus e foi por a mão na massa, como dizemos. O Pr. Pedro Nóia, diz muito sabiamente em uma de suas pregações que Deus quer uma igreja que executa as suas orações. Orar é bom, é a nossa busca por intimidade com Deus. Não a outra forma de nos achegarmos a Ele que não seja a oração, em meu entendimento. É a oração que move esse mundo. Além de orarmos, temos que nos amar mutuamente, nos ajudarmos mutuamente e buscar o bem comum. Do que adianta orarmos por uma pessoa que passa fome se temos condições de dar-lhe de comer e não o fazemos? Do que adianta orarmos pelos que passam frio, se temos como aquentá-los e não o fazemos? Onde está o nosso amor para com o próximo nessas situações? Somos o corpo de Cristo na terra e temos que agir como tal.
Acho que tão importante quanto orarmos, jejuarmos, buscarmos a Deus, é trabalhar em Seu favor e a favor de seus filhos e filhas. Muitos são as pobres que precisam de abrigo, de alimento e de vestes. Muitas são as crianças que precisam de alimento, de carinho. Muitos são os dependentes químicos que clamam por uma segunda chance. Muitos são os idosos que choram por respeito e por amor... Escolha a quem ajudar e AJUDE! Dispa-se do seu preconceito, da sua vaidade e vá ajudar a quem clama por socorro. Vá a um asilo, a uma creche, a uma casa de recuperação de dependentes químicos, a onde se sentir útil e ajude. Se tiver oportunidade evangelize... Conte as bênçãos que Deus tem derramado sobre a sua vida. O seu testemunho tem um poder maior do que você imagina.
Vivemos numa sociedade em que pouco tempo temos para cuidarmos das pessoas que Deus nos confiou o cuidado (família, parentes, irmãos da igreja, amigos, colegas de trabalho, mendigos que cruzamos na rua..). Preocupamos-nos muito em viver numa sociedade em que o ter é mais importante que o ser. Dia desses, li uma crônica que me despertou para uma realidade que muito me entristeceu. Ela demonstrava como vivemos a era das coisas descartáveis! Copos descartáveis, pratos descartáveis... e o pior, vida e relacionamentos descartáveis.
Assim como tenho certeza que ao ler esse texto você fez uma reflexão do que você tem feito de bom ao seu próximo, eu enquanto escrevo também a fiz. E enchi de tristeza o meu coração porque percebo que tenho feito pouco pra Deus.
Mas a misericórdia de Deus repousa sobre nós, novas são a cada dia, como está escrito em Lamentações de Jeremias (3:21-23). Peça perdão a Deus pela sua omissão e comece novamente. A bíblia relata diversos casos de pessoas que Deus demonstrou a sua paciência, a sua compreensão e a sua benignidade. Seja vaso nas mãos do senhor. Vaso de honra. Mas um vaso da forma que Ele quer e não da forma que você acha que seja a melhor! Confie em Deus, se ponha Sua disposição e o mais Ele fará!
Mas tenha cuidado para não praticar as suas obras de justiças diante dos outros para serem vistos por Eles. Se fizerem isso não terão nenhuma recompensa do pai celestial (Mateus 6:1-4). Dêem com o coração cheio de amor, façam com o coração cheio de satisfação. Não se preocupem em mostrar as suas obras ao seu irmão, aquEle que vê no secreto, que sonda o seu coração o recompensará!
Mãos a obra meu irmão/minha irmã! Vamos fazer uma sociedade que faz diferença. A palavra nos ensina que o Mundo Jaz em trevas, mas a luz do todo poderoso brilha em nós! Conto contigo, porque grande é a seara e poucos são os ceifeiros.
Fiquem em Deus!
Mateus 25
31 E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Tiago 2
14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O grande amor de Deus

Devido ao feriado dessa semana antecipo a publicação do texto semanal!
É um texto de uma grande amiga e de uma mulher de Deus. Me alegro muito por ela também estar contribuindo com sua sabedoria para esse blog.
Fiquem em Deus!
Felipe Freitas

O grande amor de Deus

Quem conheceu a profundidade do amor de Deus? Apenas Deus. Nós tentamos explicar o amor de Deus de muitas formas, mas a grande verdade é que ninguém conseguiu saber de modo real qual é a largura, o cumprimento e a profundidade do amor de Deus, o apóstolo Paulo nos adiantou isso, mas o que sabemos é suficiente: o amor de Deus é infalível, jamais falhou e nunca falhará. Um gole deste amor é capaz de saciar a garganta sedenta e amenizar o coração angustiado.
No instante em que a Bíblia de Martinho Lutero estava sendo impressa em alemão, a filha de um impressor encontrou o amor de Deus. Ela nunca ouvira falar sobre Jesus, o único sentimento que sentia por Deus era o medo. Um dia ela juntou fragmentos da escritura que tinha caído no chão, em um pedaço de papel ela encontrou as palavras
“ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu...” O resto do versículo ainda não tinha sido impresso. Mesmo assim o que ela viu foi o bastante para emociona-la. O pensamento de que Deus daria qualquer coisa fez que ela passasse a sentir alegria ao invés do medo. Sua mãe percebendo sua mudança de atitude, indagou sobre o motivo de sua alegria. A menina pegou o pedaço de papel contendo os trechos do versículo em seu bolso, a mãe leu e perguntou: “ _ o que Deus deu?. ” A menina, pensou por instante e respondeu: “_ Não sei, mas se Ele nos amou tanto assim , a ponto de nos dar qualquer coisa não deveríamos ter medo Dele.”

Creia, Deus ama você com um amor infalível, de tal modo que : “deu a si mesmo (JESUS), nos amou e se entregou por nós como sacrifício em cheiro suave.”
Efésios 5.2

Kézia Cunha

domingo, 5 de abril de 2009

O CALVÁRIO E EU

Publico aqui mais um texto do meu amigo, irmão de vida e em Cristo, Elias! Homem de Deus!
Uma reflexão : Você consegue reconhcer os homens e mulheres de Deus em sua vida?
O Elias é um Homem de Deus na minha!
Felipe Freitas

O CALVÁRIO E EU
Mateus 27.3-5;
3 Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo:
4 Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo.
5 E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se.

Lucas 23.32, 39-43
32 E levavam também com ele outros dois, que eram malfeitores, para serem mortos.
39 Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Não és tu o Cristo? salva-te a ti mesmo e a nós.
40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação?
41 E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez.
42 Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
43 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

Todos nós estávamos representados no calvário. Quero refletir sobre quatro personagens diretamente ligados ao calvário, e ver com qual deles você se identifica.
O 1º-deles é Judas Iscariotes. Temos muito que aprender com os covardes e fracassados como Judas.
O que levou Judas a se tornar o vilão da história? Judas uniu-se a Jesus por interesse e não por amor.
Ele achava que Jesus iria estabelecer um reino material, financeiro.
Amados quando alguém vem para a Igreja por interesse e não por amor a Cristo, a sua vida espiritual é muito curta e passageira.
Outro problema na vida de Judas, é que ele desenvolveu muito o espírito da crítica. A crítica está se alastrando no meio do povo de Deus.
Em muitas Igrejas os bancos estão vazios, por causa da língua de alguém. Quando a gente começasse a falar mal da vida alheia, se a nossa língua crescesse meio metro para fora da boca, ficando dependurada e alguém olhasse para você e dissesse: olha lá, falou mal da vida alheia.
Eu acho que pensaríamos duas vezes antes de falar mal dos outros. Só que nossa língua não cresce e a gente continua falando e os anjos anotando tudo nos livros do céu.
Não fale mal da vida de ninguém, irmão. Principalmente dos ungidos do Senhor. Dos ministros de Deus. A bíblia diz que jamais alguém caluniou um ungido do Senhor e ficou impune.
Outro problema na vida de Judas além de criticar a Igreja, o pastor, a mensagem, ele era muito apegado ao dinheiro, as coisas terrenas, acabou vendendo Jesus por trinta moedas de prata.
Tarde demais ele percebeu que um pacote de dinheiro sem a benção de Deus, não traz felicidade.
Muitos hoje estão vendendo a Cristo pelos prazeres mundanos, por amigos, por namorado. Não venda a Cristo, pois quem vende a Cristo se assemelha a Judas Iscariotes e o destino todos nós sabemos qual é.
Judas se perdeu apesar de estar dentro da Igreja. É possível alguém morrer sem salvação dentro da Igreja? A vida de Judas mostra que sim.
Outro personagem do calvário é aquele que estava à direita de Cristo. Segundo a tradição aquele ladrão foi criado na Igreja, mas quando jovem, as más companhias o tiraram dos caminhos do Senhor e se envolveu com criminosos, foi preso e condenado a morte e agora ele está pregado a uma cruz.
Não dá para imaginar até onde o diabo pode levar alguém que se afasta dos caminhos do Senhor e que brinca com o pecado.
A principio este ladrão acompanhava a multidão que escarnecia de Jesus. Só que de repente ele para, nota que em meio em toda aquela multidão enlouquecida, o único semblante que irradiava amor e esperança era o rosto de Cristo.
Ele começa a se lembrar do Messias que havia de vir, das histórias que tinha ouvido de sua mãe, ele começa a sentir uma estranha atração pelo homem chamado Jesus que estava ao seu lado pregado na cruz do meio.
O ladrão da esquerda zomba de Jesus e ele o repreende: “nem ao mesmo teme a Deus, estando sob igual sentença? Nós na verdade, com justiça, merecemos o castigo pelos nossos atos, mas Este nenhum mal fez”.
Jesus olha para aquele homem arrependido, o olhar daquele homem se encontra com o olhar do Salvador. Ele começa a tremer, a soluçar e ver que é a última oportunidade de salvação e ele diz:
“Senhor, lembra-te de mim quando vieres em teu reino. E a resposta de Jesus não precisou esperar: Em verdade te digo hoje, tu estarás comigo no paraíso”.
Jesus está aqui nesta noite, olhando para você e dizendo: Você também quer estar comigo no paraíso?
Se você quiser faça como este ladrão, reconheça seu pecado, confesse a Jesus. Entregue sua vida a Jesus, confia n’Ele e Ele te dará a vida eterna.
Porque para Deus você é a coisa mais importante que Ele tem aqui neste mundo de pecado.
Este ladrão morreu para o pecado enquanto ressuscitava para a vida eterna. Ele andou longe de Deus, mas ele terminou bem sua jornada neste mundo.
Eu quero dizer em nome de Jesus, se tem aqui alguém que está longe dos caminhos do Senhor, por favor volte. Mas volte hoje, agora, volte para a alegria da Igreja, volte antes que seja tarde demais.
Porque o importante é você terminar bem sua vida aqui neste mundo.
Outro personagem do calvário é aquele que estava a esquerda de Jesus, ele tinha o coração duro como pedra.
Sabe irmãos, muitas pessoas são assim hoje em dia, não se converte, não se comove, não se arrepende, nem com as lagrimas da mãe, do pai, da esposa, do filho, que chora, que implora, volta para a Igreja, aceita Jesus, venha para os caminhos do Senhor.
Pessoas que tem o coração duro como pedra, estão resistindo os apelos do Espírito Santo, estão literalmente morrendo no pecado.
Outro personagem do calvário é aquele que estava na cruz do meio, o nosso Senhor Jesus, Ele não tinha nenhum pecado.
Isaias 53 diz que Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Olhe para Jesus...olhe para Jesus quando Ele foi preso no Getsemani, amarrado como se fosse um malfeitor, julgado e condenado inocentemente.
Olhe para Jesus, quando o coroaram de espinhos, alguém bateu com uma vara em sua fronte, fazendo enterrar os espinhos na sua cabeça.
Olhe para Jesus, as costas desnudas, amarrado a um poste cruelmente sendo açoitado. Os açoites eram feitos de tiras de couro, trançados com pontas de ferro, ossos que eram para rasgar as costas do condenado. (Falar do filme “A paixão de Cristo).
O objetivo de Pilatos era apenas deixá-lo respirando, com vida, não matá-lo, para despertar a misericordia da multidão.
Ele foi literalmente mutilado; pelos açoites? Não, pelos nossos pecados.
Olhe para Jesus carregando a cruz, olhe para Jesus lá no topo do calvário com os braços abertos e dizendo: “Vinde a Mim”.
Olhe para Jesus sendo pregado na cruz, ouça as batidas do martelo e veja aqueles cravos atravessando as carnes das mãos e dos pés.
Olhe para Jesus. Cada gota daquele sangue está gritando: meu filho, minha filha, Eu amo você, Eu quero salvá-lo, Eu quero que você esteja comigo no paraíso.
Olhe para Jesus. Seu amor é tão profundo que alcança o mais indigno dos pecadores. O seu amor é tão amplo que alcança o mundo inteiro.
Olhe para a cruz, ela está vazia. Olhe para o túmulo, ele também está vazio. Agora olhe para o seu coração. Jesus quer ocupar o vazio que há em você. Ele saiu da cruz, Ele saiu do túmulo, para preencher o vazio que há no seu coração.
Olhe para Jesus. Tudo que Jesus conquistou na cruz é direito nosso, é nossa herança. Todas as bênçãos de Deus pra nós tomamos posse é nossa herança...

Pastor Missionário Elias José Pontes